CEBs, CIDADES E O DESAFIO DO BEM-VIVER








Atualmente somos 7 bilhões de habitantes no planeta Terra, mais da metade vivendo em grandes metrópoles. As cidades, criadas para serem lugar de proteção e paz, transformaram-se em espaço de medo e de fragmentação dos laços comunitários. O crescimento desmedido e descontrolado, a falta de acesso aos serviços públicos, a poluição dos solos, rios e ares, tornaram a maior parte de nossas cidades lugares muito pouco saudáveis para viver. Vivemos em meio ao caos urbano e muitas cidades são grandes estruturas que não funcionam, gastando energia e água em excesso.
Além disso, o estilo de vida urbano tem sido extremamente agressivo ao meio ambiente. Cresceu entre nós a ideia de que a cidade é uma espécie de paradigma dos valores da modernidade, como progresso, novidade e liberdade, em contraposição à vida rural, tida como atrasada e, não raras vezes, fracassada. Esse estilo de vida, que inclui o consumo desmedido de mercadorias e que transformou a natureza em uma mera fonte de recursos disponíveis para financiar esse desenvolvimento, acabou por gerar a maior crise ética da história da humanidade.
Diante dessa realidade, temos dois desafios. [1] Somos convidados a construir uma experiência de cidade a partir de valores como prudência, fraternidade e respeito. Contra a fragmentação e o medo, as CEBs são Igreja em casa, experiência de visitas, presença e fraternidade; contra o estilo de vida individualista, consumista e irresponsável, as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) querem construir uma cidade que seja espaço do bem-viver, do desenvolvimento pleno das capacidades humanas, de criação de identidade pessoal, de fortalecimento das relações interpessoais e comunitárias e de cuidado ambiental. [2] Além disso, somos convidados a amar as gerações do futuro como o nosso novo “próximo”, diante do qual precisamos mudar os nossos comportamentos e hábitos, a fim de proteger e cuidar da vida e das condições de sobrevivência. Nas palavras do Papa Francisco na Laudato Si, é preciso cuidar da cidade, para melhorar “o nosso sentido de pertença, a nossa sensação de enraizamento, o nosso sentimento de ‘estar em casa’ dentro da cidade que nos envolve e une”.



Comentários

  1. Olá Jelson. Ótimo texto e reflexão que pondera vários aspectos da nossa realidade. Cebs é comunidade povo, inserido e comprometido com a mudança na base e organização. CEBS-para quem não conhece: Comunidades Eclesiais de Base, Igreja inserida a enfrentar os desafios do mundo da cidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA A MEU IRMÃO, COM SAUDADES

A BONECA SEXUAL DE DESCARTES (E A CRISE BRASILEIRA)

UM ELOGIO À CALVÍCIE