Seguidores

QUEM SOU

Professor de Filosofia, gosto da palavra, que vem em forma de vivência, depois reflexão e, por fim, escrita (ou seria tudo junto, ao mesmo tempo?). Escrevo artigos, ensaios, livros e poemas. Abasteço meu pensamento em autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas e tento pensar sobre problemas que nos afetam sob esses espaços infinitos que nos ignoram.

Entre meus livros, estão os 3 volumes da Coleção Sabedoria Prática ("Sabedoria Prática", "Filosofia da Viagem" e "Elogio à Simplicidade", que já estão na terceira edição). Ano passado lançamos, Marcella Lopes Guimarães e eu, a Coleção Café com Ideias, cujo primeiro volume é "Diálogo sobre o Tempo: entre a filosofia e a história". Você pode encontrar no site: www.livraria.pucpr.br

Além disso escrevi "A solidão como virtude moral em Nietzsche"; "Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche" e "Compreender Hans Jonas". Sou co-autor de: "Ética, técnica e responsabilidade"; "Vida, técnica e responsabilidade"; "Ética de Gaia"; entre outros.


Marcadores

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de abril de 2016


               Acaba de ser lançada pelo selo PUCPRess, da Editora Champagnat, a terceira edição da coleção “Sabedoria Prática”, de Jelson Oliveira, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. Na nova edição, os três livros que formam a coleção saíram com novas capas, que destacam o tema de cada obra: o primeiro volume “Sabedoria Prática”, é ilustrado com uma casa à beira do rio, em referência à tarefa da filosofia de conferir os alicerces da nossa vida; o segundo, intitulado “Filosofia da viagem”, traz a bicicleta, símbolo do espírito livre e da coragem de viajar; o terceiro, “Elogio à simplicidade” recupera a imagem da árvore, que nos coloca diante do sentido mais primordial de todas as coisas.

              Essas três imagens são metáforas filosóficas da reflexão proposta por jelson Oliveira sobre o sentido de habitar a casa, sobre a coragem da aventura para além das seguranças e sobre a necessidade de vivermos de forma mais simples. Casa, bicicleta e árvore se articulam em uma obra de linguagem acessível e agradavelmente azeitada por referências a diversos autores da história da filosofia.
      Os livros interessam, por isso, a todos que querem pensar sobre os problemas de nosso tempo, inspirados pela herança cultural que herdamos. São, por isso, não só um convite à filosofia, mas um experimento do filosofar – seja para os iniciados, seja para quem escolheu o pensamento como alternativa.
     Assim, de cara nova, os livros estão ainda mais fascinantes.

Pedidos:



Os livros também podem ser adquiridos na Livraria Champagnat, no bloco amarelo, da PUCPR.






0 comentários: