LIVRO ANALISA A QUESTÃO ANIMAL A PARTIR DA FILOSOFIA








                  “Filosofia animal: humano, animal, animalidade” (Curitiba: PUCPRESS, 2016, 424 p.) analisa de forma inédita no Brasil as principais teses filosóficas sobre a questão animal, tanto do ponto de vista ontológico (o que é o animal?), ético (como devemos nos relacionar com eles?) e linguístico (o animal tem uma linguagem e como devemos interpretá-lo como símbolo linguístico?). Organizado pelo professor Jelson Oliveira, o livro conta com artigos de pesquisadores nacionais e internacionais, que tratam do assunto a partir de múltiplos olhares, seja de autores clássicos da filosofia como Aristóteles, Descartes, Condillac, Plessner, Nietzsche, Heidegger e Hans Jonas, seja de autores do campo da bioética, como Peter Singer e Gary Francione, seja de autores da área da literatura.
          Partindo da perspectiva de que o animal é a primeira provocação filosófica do homem, já que foi diante dele (e do seu olhar) que o homem teve de reconhecer-se a si mesmo, o livro analisa como o tema deve sair da periferia filosófica e ocupar um lugar central, não só porque conhecer o animal não-humano é um desafio cada vez mais evidente para as ciências, mas sobretudo porque ele ajuda a entender o que é o humano em sua animalidade e como nós devemos nos relacionar com toda a comunidade dos seres vivos que co-habitam o planeta em época de tantas adversidades climáticas, como a nossa. 
O livro, por isso, é um monumento de perguntas e possibilidades. Ele evoca um encontro entre bichos e gentes em um mundo comum. Costurado a muitas mãos, o modo de olhar para o animal é transdisciplinar. Trata-se não apenas um pensamento sobre o animal como objeto científico ou ético, mas, na medida em que reflete sobre a animalidade (do animal e do homem), de uma reflexão sobre esse encontro, induzido pelo olhar transpassado e interrogatório de quem, ao ver o outro, enxerga a si mesmo. Essa troca de olhares se torna, a metáfora central do livro que propõe um novo modo de filosofar: uma zoofilosofia (filozoofia) – um modo modo de compreender o animal.

LANÇAMENTO:

29 de março, 19h, 
no auditório Sobral Pinto (2o andar do Bloco Amarelo da PUCPR)

PEDIDOS a preço promocional (35,00) e informações: jelsono@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA A MEU IRMÃO, COM SAUDADES

A BONECA SEXUAL DE DESCARTES (E A CRISE BRASILEIRA)

UM ELOGIO À CALVÍCIE